Academia de funcionalidade
A valência de Centro de Convívio e de Reabilitação/Academia Sénior funciona com sessões de estimulação/treino individual ou em grupo com momentos intercalados de permanência no espaço convivendo.
Em todas as sessões é preparado chá quente, biscoitos e bolachas, servidos a meio das sessões ou no fim na sala de espera. Todos comem, bebem e conversam enquanto se discute o dia a dia e o treino que estiveram a fazer. Dentro deste ambiente cria-se por vezes uma competitividade muito saudável e amistosa entre os elementos de um grupo, vendo quem melhora mais e mais depressa.
Ninguém fica para trás e mesmo utentes com problemas de higiene íntima e/ou fralda, etc. serão apoiados no sentido de fazerem o treino independente de necessidades pontuais que possam ter e que após o apoio e limpeza, troca e muda efetuada com apoio direto de uma cuidadora preparada para o efeito em sala, o treino continua normalmente.
Igualmente trabalha-se com materiais de época e produzem-se pequenos "mimos" para levar para casa. No entanto, a utilização do Centro de Convívio e Reabilitação tem um cariz profundamente mais vincado para as Neurociências e para as novas tecnologias aplicadas à 3ª idade e ao envelhecimento saudável.
Para além disto, também se desenvolve a literacia digital e a aprendizagem em manusear o computador e a internet pelos mais velhos.
A ideia base desta valência é "tirar" os utentes de casa, promovendo o convívio ativo e direcionado para a reabilitação/manutenção/prevenção de demências.
Durante a permanência do utente no Centro, este estará sempre ativo pois a simples permanência implica fazer treino cognitivo através das sessões que estão sempre a acontecer.
-
Pensar
-
Ser desafiado
-
Mente ativa e viva
-
Literacia Digital
-
Treino Cognitivo Computorizado
-
Treino Cognitivo em papel
-
Treino Físico e Motor
-
Movimento
-
Reflexos
-
Atenção
-
Coordenação
-
Interatividade com o outro
-
Socialização