Neurolab
Laboratório de NeuroPsicologia Aplicada e Intervenção Social
Explorar e desenvolver abordagens individualizadas;
Estudar e potenciar o ecossistema social e de saúde;
Adaptar e criar ferramentas e aplicações de treino cognitivo.
Produção de cadernos de
treino cognitivo
No sentido de desenvolver adequadamente as capacidades cognitivas, não perdendo de vista a capacidade de execução e execução autónoma, a Neuro@ctiva, através do Laboratório de Neuro Psicologia aplicada, produz e traduz adaptando exercícios escritos sob a forma de cadernos diários de exercícios e/ou pequenos volumes. O agrupamento das folhas e as respetivas capas são pensadas para a constante orientação do utente bem como para a capacitação de execução independente.
A produção de cadernos/exercícios é feita para sessões na Neuro@ctiva mas também como complemento domiciliário.
Treino Cognitivo Computorizado
Licenciamento de Software e
Planeamento de sessões
O Treino cognitivo computorizado pode ser feito em tablet ou em Pc, o software é integrado no equipamento e está ligado ao processo central na nossa unidade e preparado para o trabalho de estimulação dos mais velhos com ou sem auxilio de terceiros.
A escolha do software a utilizar dependerá dos objetivos, da capacidade do utente, do equipamento que dispõe e também se já faz treino no Centro num determinado programa que pretende complementar em casa. Tudo está conectado ao processo de Utente onde os resultados são registados e acompanhados pelo Terapeuta. Igualmente toda a programação para as sessões em casa com Tablet ou PC (treino independente ou acompanhado de familiar ou cuidadora) são efetuadas e controladas pelo Terapeuta através do programa central na Unidade de Memória e Estimulação Cognitiva. É um processo independente, mas orientado e supervisionado à distância por um profissional.
Produção, desenvolvimento e experimentação de ferramentas de treino cognitivo e psicomotor
O ambiente promovido na Neuro@ctiva em sala é propicio para posteriormente e em ambiente controlado, se desenvolva, crie, explore e teste ferramentas e intervenções "fora da caixa" no sentido de promover um treino e uma intervenção mais capaz e eficaz, mais atrativa e desafiante para o utente e acima de tudo adaptada e com tradução efetiva na realidade.
Tal é feito através de contactos e parcerias com outras entidades e instituições e formas de atuar e intervir, bem como através da utilização de técnicas e ferramentas de várias naturezas e de base cientifica e empirica diferentes de forma eclética, flexivel e de certa forma livre.