Gabinete de Apoio Domiciliário
O Gabinete de Apoio Domiciliário funciona de forma autónoma embora integrada do Centro de Convívio e Reabilitação. Refere-se essencialmente a serviços executados por Cuidadoras profissionais que apoiam o utente nas tarefas do dia a dia em toda a sua globalidade.
Este gabinete existe para permitir a permanência em domicilio do ser humano evitando, sempre que possível, a institucionalização. Este fator é, aliás, amplamente reforçado pelas Ciências Socias (e não só) como fator determinante de qualidade de vida e capacidade de reação/reabilitação de patologias próprias do envelhecimento. Para além das Cuidadoras, o Gabinete de Apoio Domiciliário tem como função complementar a facilitação de informação para outros serviços de saúde ou sociais que se considerem de relevo para cada caso. Outra atuação altamente diferenciada que o gabinete de Apoio Domiciliário promove, é a articulação (englobamento) de Serviços Especializados de Intervenção Domiciliária existentes, que deriva da Unidade de memória e Estimulação Cognitiva.
Assim pretende-se criar um ecossistema diferenciado e mais especializado que engloba um apoio ao sénior generalista, mas muito particularmente às problemáticas das doenças do envelhecimento muito particularmente a Doença de Alzheimer, as demências no geral e a promoção de envelhecimento ativo.
Serviços SAD 24h
Cuidadora em domicilio_AVD e AVDi
As equipas de apoio domiciliário são constituídas por cuidadoras/es que estão preparados para dar todo o tipo de apoio necessário. Cuidar é fazer de tudo um pouco e utilizar todos os meios possíveis no sentido de proporcionar a maior qualidade de vida e sentimento de singularidade em cada utente, em cada pessoa cuidada. A intervenção apresenta-se em síntese da seguinte forma:
-
Cuidados nas AVD (Atividade de Vida Diária/cuidados básicos)_Higiene pessoal, vestuário, alimentação e mobilização/mobilidade. Controlo de medicação e controlo de Sinais Vitais.
-
Cuidados de AVDi (Atividade de Vida Diária Instrumental)_Higiene habitacional, apoio em tarefas que exijam manuseamento de instrumentos (por exemplo as chaves de cada, telemóveis, comandos de TV, etc...). Em síntese é o tratamento de todos os aspetos complementares da vida diária do utente
-
Intervenção em Estimulação Cognitiva cuidadora pode ser um elemento de aplicação de algum plano de manutenção (ou intervenção, como elemento complementar ao terapeuta) de Estimulação Cognitiva.
Serviços especializados de intervenção domiciliária
Os serviços especializados ligados ao apoio domiciliário referem-se à intervenção altamente diferenciada que as doenças do envelhecimento implicam. Estes serviços passam por sessões de estimulação e reabilitação cognitiva e funcional, pela produção de material de treino cognitivo para utilização em domicilio, mas também pela gestão do caso clínico e social com articulação com diferentes serviços e profissionais de saúde.
Treino Cognitivo / Funcional ao Domicilio
-
Terapeuta para sessões ao domicilio
-
Equipamento (tablet 10" ou 22")
-
Internet (não é fator impeditivo)
-
Cadernos produzidos à medida do paciente/utente
-
Sessões de treino com inclusão de atividade física.
-
Treino de caminhada outdoor (sempre que possível)